SIMULADO 2

Nome
E-mail
01- O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da instituição de ensino. Também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A década de 1980 foi marcada por um movimento de democratização no Brasil e no exterior. Nessa época, o mundo começou a questionar o modelo de Estado intervencionista, no qual as decisões tomadas nas instituições eram centralizadas e verticalizadas - inclusive na escola.


Nesse contexto, em 1988, o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública começou a batalhar para que fosse:

A -
instituída uma gestão democrática do ensino público, que garantisse autonomia a cada instituição de ensino.
B - instituída uma gestão do ensino público, que garantisse a intervenção do estado a cada instituição de ensino.
C - apresentado um agrupamento de alunos: nessa parte, o projeto apresenta formas de avaliação da aprendizagem, bem como instrumentos de registro dessa avaliação.
D - apresentado um Calendário escolar: de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, a educação básica deve praticar um mínimo de 220 dias letivos.
E - Instituído um mecanismo de avaliação de processos, porém não é na elaboração do PPP que esse mecanismo entra em discussão.

02- Considerando-se o que é o Projeto Político Pedagógico e quais são os conceitos envolvidos, percebe-se que esse documento deve observar tanto a realidade da escola quanto da comunidade escolar. Isso significa que ele deve atender cada pessoa e o grupo como um todo ao mesmo tempo. É por isso que essa ferramenta deve ser completa, funcionando como um guia para o grupo, e flexível, para que se adapte às necessidades de cada estudante.


Assim, é fundamental que a elaboração do PPP contemple, EXCETO:

A - Plano de ação.
B - Diretrizes pedagógicas.
C - Quem são os envolvidos.
D - Dados nacionais históricos sobre a aprendizagem.
E - Contexto das famílias dos estudantes

03- Tanto na Constituição Federal (CF) de 1988 como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996 estão inscritos os princípios da educação nacional, que passaram a ser base para a implementação da Gestão Democrática. No artigo 206 da CF e no artigo 3.º da LDB consta que o ensino público deve ser ministrado de acordo com os preceitos da Gestão Democrática que se ampara na própria legislação brasileira. A forma como esse princípio se concretiza foi regulamentada nos artigos 14 e 15 da LDB n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a saber, EXCETO:


A -
Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público.
B -
Os docentes que devem colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
C -
A ampliação progressiva da autonomia pedagógica, administrativa e da gestão financeira nas escolas. São conhecimentos legais essenciais aos diretores, líderes do processo democrático na escola.
D -
Incumbências dos estabelecimentos de ensino, incluso no Art. 12, a elaboração da proposta pedagógica.
E -
Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público e privado na educação básica, de acordo com as referências nacionais, excluindo as peculiaridades.

04- O contato com a diversidade é importante para a formação completa dos indivíduos. Todos são beneficiados com a inclusão escolar e social, tanto os que são inseridos no contexto comum quanto aqueles que os acolhem.


Link: Educação inclusiva: Saiba por que ela é tão importante para o ensino

A premissa da educação inclusiva traz a valência de um único sistema educativo para todos, ou seja, a inclusão de:

A -
Crianças com deficiência visual e/ou surdez será integrado a uma escola de educação especial, sendo ofertado de modo obrigatório libras e braile.
B - Crianças com necessidades educativas especiais deverão ser incluídos em turmas de educação especial da escola regular.
C - Criança com necessidade ou deficiências educativas especiais, na escola regular.
D - Toda e qualquer deficiência, na escola de educação especial.
E - Crianças com necessidades mentais ou físicas, na escola de educação especial.

05- Conforme a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, a educação é um direito social assegurado a todos os brasileiros. Além disso, a Constituição também define a educação como:


A -
Dever do Estado e da família, a ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade.
B - Dever exclusivo do Estado, a ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade.
C - Dever exclusivo da família, a ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade.
D - Dever exclusivo do Munícipio, a ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade.
E - Dever do Estado e Munícipio, a ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade

06- Atribui-se o conceito de AVALIAÇÃO CUMULATIVA:


A -
O propósito é identificar ou verificar os conteúdos e o conhecimento prévios dos estudantes para o professor melhorar o ensino-aprendizagem.
B - Seu objetivo é identificar se as propostas do professor são alcançadas no processo de ensino-aprendizagem.
C - Tem como objetivo à retenção dos conhecimentos repassados em sala de aula. O professor trabalha junto com o aluno e o acompanha em seu dia a dia.
D - A avaliação é aplicada por aluno ou professor para ter consciência do aprendizado ou do ensino. Assim, ambos são capazes de aperfeiçoar o processo.
E - Seu objetivo é o acompanhamento da aprendizagem fora da sala de aula. O professor trabalha junto com a família acompanhando seu dia a dia.

07- Todos sabem que o Ministério da Educação (MEC) exige que o sistema educacional apresente uma nota, certo? É ela que dá a base para que os professores comprovem que determinado estudante atingiu a quantidade mínima necessária de conhecimento para progredir sua aprendizagem. Mas a sua escola continua utilizando só provas e trabalhos para classificar as turmas e fazer com que os alunos avancem? Saiba que avaliar, hoje, envolve o uso de diversos instrumentos para fazer com que os alunos aprendam os conteúdos ensinados. Ou seja, medir a qualidade do aprendizado dos estudantes visa buscar e oferecer alternativas para uma evolução mais eficiente. Mas esse processo exige levar em consideração tanto alunos quanto professores, que precisam identificar e listar os conteúdos realmente importantes a serem transferidos. https://educacao.imaginie.com.br/avaliacao-da-aprendizagem-escolar/


Link: Saiba os benefícios da avaliação da aprendizagem escolar


Uma boa avaliação envolve três etapas, são elas, respectivamente:
A -
Diagnóstico, Elaboração e Planejamento do uso dos instrumentos avaliativos.
B - Elaboração, Qualificação e Diagnóstico.
C - Diagnóstico, Qualificação e Planejamento do uso dos instrumentos avaliativos.
D - Qualificação, Elaboração e Organização do núcleo gestor.
E - Organização do núcleo gestor, Aplicação da prova e Diagnóstico

08- Índices educacionais são importantes por permitirem o monitoramento do sistema de ensino do país. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. A postura do professor frente a essas avaliações deverá ser de:


A -
Descrédito, pois elas não expressam a realidade escolar
B - Motivação, pois as avaliações de desempenho estão elencadas à nota do IDEB
C - Diagnosticar os erros mais comuns dos alunos e desenvolver atividades pedagógicas que os recuperem.
D - Reflexão sobre a dinâmica que ocorre na escola e o estabelecimento de metas a serem desenvolvidas na melhoria da qualidade educacional.
E - Diagnosticar os erros menos frequentes dos alunos.

09- A qualidade educacional evidencia-se por indicadores cujos sentidos e usos devem-se relacionar à gestão dos sistemas de ensino, em geral, e, mais particularmente, à gestão pedagógica da escola. Acerca dos indicadores educacionais, assinale a opção correta.


A -
Indicadores educacionais constituem evidências que possibilitam inferir o nível de qualidade da educação, limitando-se a fornecer dados e informações relativas à aprendizagem dos alunos.
B - A realidade da educação expressa nos indicadores educacionais contribui para a definição de ações pautadas em uma única concepção possível de qualidade.
C - A análise dos indicadores educacionais deve interpretar os dados levantados isoladamente, de modo independente da realidade na qual as escolas estão inseridas.
D - O Plano de Metas do Diretor (PLAMETAS) deve apoiar-se em indicadores educacionais e foi adotado como uma ferramenta de gestão pedagógica do trabalho realizado pelas escolas públicas do estado do Ceará.
E - Os indicadores educacionais embora sejam importantes diagnósticos, não mostra em sua totalidade a realidade das escolas cearenses.

10- Analise o gráfico a seguir:


Os números acima revelam a proporção de estudantes que receberam atividades escolares durante o ensino remoto. Com base nos números é correto afirmar que:

A - Os estudantes brasileiros tiveram uma maior facilidade com os estudos remotos, tendo em vista que em sua grande maioria, os alunos já tinham um acesso de qualidade a internet e a ferramentas digitais.
B - As escolas públicas sofreram para se adaptar a essa nova modalidade de ensino, o grande problema foi a falta de profissionais capacitados que gerou esse não acesso aos estudantes.
C - Percebemos em destaque a região norte do país, o que deixa claro a exclusão social sofrida por alunos dentro do processo de aprendizagem, e isso evidencia o abismo social inter-regional vivido no Brasil.
D - O sudeste brasileiro destaca-se com altos números nos indicadores devido a sua boa administração pública quando se comparado com as demais regiões.
E - Os números acima destacam a homogeneidade do nosso território em termos de educação, evidencia a qualidade de nosso sistema educacional.

11- Os planejamentos coletivos organizados pelos conselhos de educação são de suma importância para ações de melhoria continuada e criação de utopias (novos projetos). Estes documentos organizam ações e estabelecem caminhos qualitativos e quantitativos com relação ao desenvolvimento de todas as comunidades escolares, como forma de orientar, cobrar e regular os processos educacionais.

Qual documento decenal traduz as ações educacionais intencionadas por estes conselhos?

A - A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
B - O Plano Nacional de Educação (PNE)
C - Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PNC)
D - O Projeto Político Pedagógico (PPP)
E - Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

12- “O Programa Educação e Família tem a finalidade de, no âmbito das escolas públicas de educação básica, fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida, com foco no processo de reflexão sobre o que cada estudante quer ser no futuro e no planejamento de ações para construir esse futuro.” (extraído do sítio do MEC – Ministério da Educação)


Sobre o Programa Educação e Família é CORRETO afirmar que:

A - A escola recebe apoio financeiro do Ministério da Educação através de repasse do Governo Federal às Secretarias de Educação do Estado, que por sua vez, repassam aos municípios.
B - Tem como uma das finalidades o protagonismo da família e da escola na garantia do direito à educação e na construção do projeto de vida do estudante.
C - Tem como objetivo melhorar a infraestrutura da escola, criando espaços físicos para acolhimento da família
D - As Unidades Executoras (UEx´s) recebem o recurso do FNDE e não precisam prestar contas, pois o auxílio financeiro visa apoiar as famílias inscritas no Cadastro Único Social.
E - O Plano de Ação deve ser elaborado pelos professores em parceria com os conselheiros escolares, no sistema PDDE Interativo, sem a interferência do Diretor da Escola.

13- Acerca do Programa Dinheiro Direto na Escola, analise as alternativas abaixo e marque a opção CORRETA:


A -
É um programa suplementar do Ministério da Educação, que consiste na destinação mensal de recursos financeiros às escolas.
B - É o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, criado no ano de 1995, também conhecido pelas entidades participantes como PDDE Básico, atualmente é regido pela Resolução CD/FNDE/MEC nº 15, de 16 de setembro de 2021.
C - É um programa de repasse financeiro às unidades executoras que visa unicamente melhorar a infraestrutura das escolas.
D - É um programa destinado à aquisição de material didático aos alunos das escolas de ensino fundamental.
E - É um programa suplementar que garante merenda aos alunos das unidades escolares seja da educação infantil ou ensino fundamental.

14 - Leia o texto abaixo extraído do site “fnde.gov.br”: “O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.”


Sobre esse programa é CORRETO afirmar:

A - O repasse é feito diretamente às Escolas, por meio das unidades executoras, e tendo como base os resultados do censo escolar;
B - Os valores são definidos pelos municípios, a partir dos resultados do censo escolar;
C - Os valores são definidos pelos municípios, a partir dos resultados do censo escolar.
D - O Programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.
E - A aquisição de produtos da agricultura familiar não é assegurada por lei, mas sim é uma iniciativa dos gestores municipais, que entendem ser necessário para desenvolver o empreendedorismo local e incentivar a agricultura promovida pelo pequenos proprietários rurais.

15 - Sobre o Programa Tempo de Aprender é CORRETO afirmar que:


A -
É um programa do Ministério da Educação que visa alfabetizar os alunos na idade certa, destacando-se no Ceará através do PAIC.
B - É um programa para melhorar os indicadores dos alunos do ensino fundamental anos finais.
C - É um programa de alfabetização conduzido pelo Ministério da Educação e o Ministério da Saúde que atende alunos do ensino fundamental anos iniciais.
D - Os recursos serão transferidos com o objetivo de garantir o apoio adicional ao ressarcimento de despesas do assistente de alfabetização, e para assegurar a aquisição de materiais pedagógicos utilizados em sala de aula, via Programa Dinheiro Direto nas Escolas.
E - As atividades desempenhadas pelo assistente de alfabetização são consideradas de natureza trabalhista e com vínculo empregatício com os municípios, embora seja formalizado apenas um contrato de prestação de serviços.

16 - Leia o texto abaixo: “O objetivo do Programa de Inovação Educação Conectada, desenvolvido pelo Ministério da Educação e parceiros, é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica. Nesse sentido, o Programa fomenta ações como auxiliar que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão de internet, destinar aos professores a possibilidade de conhecerem novos conteúdos educacionais e proporcionar aos alunos o contato com as novas tecnologias educacionais.” (Ministério da Educação – Programa de Inovação Educação Conectada)


Sobre esse programa é INCORRETO afirmar:

A - O Educação Conectada fornece recursos para a contratação de serviço de acesso à internet; para implantação de infraestrutura a fim de distribuir o sinal de internet nas escolas; e para aquisição ou contratação de dispositivos eletrônicos.
B - Para recebimento dos recursos financeiros, o MEC faz uma pré-seleção das escolas, em seguida, as secretarias municipais e estaduais definem, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC), se há interesse em que as escolas pré-selecionadas pelo MEC recebam o investimento. Após essa confirmação, as escolas precisam preencher um formulário eletrônico (Plano de Aplicação Financeira) e enviar ao MEC.
C - O pagamento para as escolas acontece mensalmente e é realizado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) através do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). Pode ser movimentado pelo Diretor da Unidade de Ensino, sem interferência da Diretoria da Unidade Executora (EU´x), para garantir a qualidade do sinal da internet.
D - O Plano de Aplicação Financeira é requisito para que a escola receba apoio do MEC e deverá considerar o grau de adoção de tecnologia no uso pedagógico.
E - O Plano Local de Inovação é um conjunto de ações priorizadas e elaboradas a partir do resultado do Diagnóstico, de forma a orientar a inclusão da inovação e da tecnologia na prática pedagógica das escolas da rede.

17 – “O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.” (Ministério da Educação)


Sobre o PNLD é CORRETO afirmar que:

A - O processo de escolha dos livros didáticos (títulos, editora e autor) é realizado pelo Ministério da Educação, após consulta ao Diretor das Escolas;
B - Anualmente é realizado a escolha dos livros didáticos e das obras literárias pelo Ministério da Educação, que serão entregues e distribuídas nas escolas.
C - Somente são beneficiados com os livros e materiais didáticos as escolas públicas municipais, estaduais e a rede federal.
D - Cabe ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) a responsabilidade na compra e na distribuição dos livros e materiais didáticos às escolas.
E - Para receber os livros e materiais didáticos do PNLD, as escolas não precisam estar cadastradas no censo escolar e desnecessário também à adesão ao Programa.

18 – As dimensões curriculares apresentadas por Gimeno Sacristán (2017) estão postas em questões sociais, econômicas e políticas, em caráter de texto inacabado que se reconstrói diante dos movimentos da própria sociedade. FONTE: GIMENO SACRISTÁN, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. ROSA, Ernani da Fonseca (tradução). HORN, Maria da Graça Souza (revisão técnica). 3. Ed. Porto Alegre: Penso, 2017.


Qual é o lugar (documento) possível de construção de proposta curricular pela comunidade previsto em nossa legislação educacional?

A - O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
B - Os registros da secretaria da escola em conjunto com os professores.
C - O Plano Nacional de Educação (PNE)
D - O Projeto Político Pedagógico (PPP)
E - Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

 

19 - O estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Educação, utiliza o SPAECE com vistas a subsidiar a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas educacionais. Em relação ao SPAECE, assinale a opção correta.


A -
O objetivo do SPAECE é avaliar a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática apenas dos alunos do ensino fundamental.
B - O SPAECE é uma avaliação realizada de forma censitária e universal em todas as escolas municipais e estaduais cearenses.
C - Os instrumentos de avaliação do SPAECE são baseados unicamente nos referenciais curriculares básicos da SEDUC/CE.
D - Os resultados obtidos no SPAECE são utilizados para classificar as escolas e os alunos.
E - Os indicadores do SPAECE são relevantes apenas para a comunidade escolar, não contribuindo para os indicadores do estado.

20 - Assinale a alternativa correta em relação à seguinte observação: "Não há uma receita ou fórmula pronta para gerir a aprendizagem por meio de uma comunicação efetiva e uma mediação de conflitos assertiva."


A -
Na busca pelo desenvolvimento integral do indivíduo é tarefa da escola evidenciar, exclusivamente, aprendizagens de conteúdos factuais e conceituais.
B - Existem caminhos e procedimentos que, uma vez vivenciados, poderão discernir um modus operandi que contribua para a formação integral do indivíduo durante sua vivência escolar.
C - No processo de mediação de conflitos no espaço escolar, deve ser considerada estratégias que visem a punição dos envolvidos em situações conflituosas.
D - Ao perceber uma situação conflituosa em sala de aula, o professor precisa solicitar a exclusão dos estudantes envolvidos para garantir a realização das atividades previstas.
E - Nenhuma das alternativas acima são verdadeiras.