QUESTÃO 01 - (1,0 ponto) “No início do mês de Fevereiro de 2021, dois agentes da Polícia Militar do 16º Batalhão, de Olaria, Rio de Janeiro, encontraram um artefato explosivo fabricado no período da Segunda Guerra Mundial. As informações foram divulgadas pelo G1. Segundo as autoridades, o artefato estava praticamente intacto, foi encontrado em uma residência no bairro da zona norte do Rio. Porém, não foi informado como o explosivo, que foi fabricado há cerca de 80 anos, foi parar lá e tampouco se alguma pessoa foi detida durante a operação. Sabe-se, no entanto, que o artefato pesa mais de 22 quilos. O explosivo, então, foi encaminhado para o 22º Departamento de Polícia, localizado no bairro da Penha, onde irá passar por perícia”.
aventurasnahistoria.uol
O artefato explosivo encontrado, remete à lembrança da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial quando, em agosto de 1942, declarou guerra à Alemanha, posicionando- se ao lado dos Aliados. Em consequência dessa declaração de guerra, o Brasil organizou aproximadamente 25 mil soldados e enviou-os à Europa para derrotar tropas alemãs. Qual foi o principal motivo que levou o Brasil a declarar guerra à Alemanha?
QUESTÃO 02 - (1,0 ponto) “A segunda metade do século XX ficou marcada na história da América Latina pela grande quantidade de ditaduras militares implantadas em diferentes países da região. Esse modelo consolidou-se na década de 1960, sobretudo quando o golpe civil-militar de 1964 instaurou-o no Brasil. Diferentes países do continente americano, como Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Guatemala, República Dominicana , entre outros, contaram com ditaduras conservadoras conduzidas em sua maioria por militares.” (brasilescola.uol.com.br – Adaptado) A implantação de ditaduras nos países latino-americanos está diretamente associada com o contexto:
QUESTÃO 03 - (1,0 ponto) Leia a seguinte notícia: “Os Estados Unidos ardem, e as chamas reviveram um assunto que o país carece de resolver há séculos: o racismo. As manifestações após o assassinato de George Floyd, um homem negro de 46 anos que teve o pescoço pressionado pelo joelho de um policial por mais de oito minutos, se espalharam por mais de 75 cidades do país. Os distúrbios que acompanharam alguns desses protestos foram considerados tão graves quanto os que ocorreram a partir de 4 de abril de 1968, dia em que foi assassinado Martin Luther King Jr., líder da luta por direitos civis nos EUA.” (BBC News: 07/06/2020) Como podemos ver, as questões raciais ainda fazem parte do contexto social estadunidense. Isso nos faz lembrar o ano de 1867, em que surgiu uma organização racista que atuava nos Estados Unidos defendendo o extermínio da população negra, considerada inferior à branca. Trata-se da organização:
QUESTÃO 04 - (1,0 ponto) Leia a seguinte notícia: “ARQUEOLOGIA: papiro de 3,5 mil anos é o mais antigo a detalhar mumificação no Egito. Manuscrito estudado por especialistas da Universidade de Copenhaguen e do Museu do Louvre revela ingredientes utilizados no processo, em especial aqueles aplicados na face. (revistagalileu.globo.com em 01/03/2021). O processo de mumificação do Egito Antigo é considerado uma forma de evidência para o estudo das diferenças existentes entre classes sociais, que era estratificada, isto é, possuía classes sociais bem definidas e não havia mobilidade social. Sobre a política e sociedade egípcias, podemos afirmar que:
I - No topo da pirâmide social estavam o faraó e os membros de sua família.
II - O Egito possuía um estado teocrático, isto é, política e religião se misturavam.
III - Os sacerdotes tinham grande influência na vida cotidiana e maior poderes que os faraós.
IV - Os camponeses, a base social, eram servos do Estado e trabalhavam na construção de templos e monumentos durante as cheias do Nilo.
Está correto o que se afirma em:
QUESTÃO 05 - (1,0 ponto) “Em 1893, quatro anos após a proclamação do Brasil como República, um dos conflitos mais emblemáticos da história nacional ocorreu no sertão da Bahia. Liderada por um líder religioso, apelidado de Antônio Conselheiro, foi uma revolta de uma comunidade autônoma contra a exploração e a miséria, que durou quatro anos.” (revistagalileu.globo.com) Baseando-se nas informações apresentadas, identifique o episódio retratado e o período em que ele ocorreu.
QUESTÃO 06 – (1,0 ponto) Durante o Estado Novo, Getúlio Vargas promoveu um projeto de integração nacional que previa explorar regiões ainda não colonizadas, objetivando desenvolver o interior do país. Nesse processo, iniciou-se uma verdadeira corrida para as regiões Centro-Oeste e Norte, onde durante 40 anos criaram-se vilas, estradas, colônias agrícolas, promoveu-se a pecuária e a reforma agrária. A ideia era ocupar os “espaços vazios” de regiões como a Amazônia e Centro-Oeste. Sabe-se que esses espaços não estavam vazios, sendo habitados por tribos indígenas que por muito tempo fugiram da colonização, e outras que nunca tiveram contato com o branco. Nesse sentido houve conflitos e tentativas de negociações, sendo destaque, nessa aproximação com os nativos, os irmãos Villas-Boas. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta o nome do projeto de Vargas ao qual o texto se refere, e como ficou conhecida a expedição responsável pelo projeto comandado pelos irmãos Villas-Boas.
QUESTÃO 07 - (1,0 ponto) Sobre os povos indígenas do Brasil é correto afirmar que:
QUESTÃO 08 - (1,0 ponto) O processo de desenvolvimento industrial brasileiro foi fruto de um período marcado pelo ideal liberal paralelo à consolidação da ordem capitalista no Brasil. Vale ressaltar que os princípios norteadores do pensamento burguês culminaram na defesa da escola pública, universal e gratuita, como condição de garantia de igualdade de direitos e oportunidades, e a criação do mito da escola redentora. A respeito da temática, assinale a afirmativa correta:
QUESTÃO 09 - (1,0 ponto) Analise a afirmativa abaixo. “O espaço geográfico é uma construção histórico-social.” Marque a opção que indica corretamente o significado da frase acima:
QUESTÃO 10 - (1,0 ponto) Em novembro de 1937, Getúlio Vargas determinou o fechamento do Congresso Nacional, suspendeu a realização das eleições presidenciais, extinguiu partidos e revogou a Constituição de 1934. Inaugurava-se assim o período conhecido como:
QUESTÃO 11 - (2,0 pontos) O espaço geográfico é formado pela relação entre a natureza e a sociedade, sendo a transformação um aspecto constante. Um fenômeno que acentuou essa modificação de forma universal foi:
QUESTÃO 12 - (2,0 pontos) O movimento migratório de um povo é caracterizado por seu deslocamento, podendo ocorrer dentro de um mesmo território ou não, a fim de estabelecer-se em outro lugar. Sobre os movimentos migratórios brasileiros, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 13 - (2,0 pontos) Sobre os sistemas de atividade agrícola, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 14 - (2,0 pontos) O papel do professor para que o processo de ensino e aprendizagem seja efetivado não é apenas deter a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo, portanto ele deve ser:
QUESTÃO 15 - (2,0 pontos) O planejamento educacional deve se preocupar em seguir as maneiras adequadas de chegar até o objetivo proposto, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do aluno; portanto ele deve ser:
QUESTÃO 16 - (2,0 pontos) O relevo do Brasil tem uma formação muito arcaica, resultando principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos. Apresenta diversos planaltos, planícies e depressões, decorrentes das formações da litosfera no Brasil. Seus planaltos possuem altitudes modestas e suas formas de relevo sofrem constante processos erosivos. Aponte a opção que indica corretamente a classificação do relevo brasileiro.
QUESTÃO 17 - (2,0 pontos) O mapa é um recurso bem utilizado que nos permite passar uma informação específica sobre regiões diferentes de um local, geralmente utiliza-se o mundo. Nesta representação, o mapa é distorcido de forma que o resultado final nos passe a informação desejada de acordo com um critério pré-estabelecido. De acordo com o fragmento, marque a opção que indica corretamente o tipo de mapa em que o texto faz menção.
QUESTÃO 18 - (2,0 pontos) De acordo com o relatório da Organização Internacional para migrações (OIM), o mundo hoje tem aproximadamente 273 milhões de migrantes internacionais. As migrações sempre ocorreram no passado devido os mais variados fatores. Um caso em particular nos chama bastante a atenção: o conflito na Síria que até a presente data, não tem prazo para finalizar. A partir da leitura do fragmento, marque a opção correta:
QUESTÃO 19 - (2,0 pontos) “... colorida, cheia de verde à volta, devias ter visto! Ouvia-se os pássaros a cantar, melodias tão bonitas… Viam-se várias árvores, montanhas e casas, cada casa tinha uma beleza única!” A qual categoria geográfica o texto enunciado acima faz referência?
QUESTÃO 20 - (2,0 pontos) A pegada ecológica mundial está chegando a patamares nunca imaginados. Passamos a adotar uma política predatória que visa retirar da mãe da natureza recursos que, a curto prazo, não serão restituídos. O planeta está literalmente definhando e agonizando. Com o intuito de mitigar uma série de problemáticas, a indústria automobilística aposta alto em carros elétricos. Vale ressaltar que, várias empresas estão adotando políticas mais sustentáveis visando aliviar a pressão exercida pelo ritual capitalista.
Dentre os países abaixo, indique aquele que possui a maior pegada ecológica: